sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Reflexão: PARTE I

Colocarei abaixo um pequeno trecho do filme The Stendhal Syndrome, de 1996, do diretor Dario Argento. Sinteticamente, o filme conta a história de uma policial que persegue um assassino serial killer que se tornou vítima. Ela sofre da sindrome de Sthendal doença psicossomática que faz a pessoa ter alucinações ao ver obras de arte.

QUESTIONAMENTOS:

Se Anna foi terrivelmente estuprada por seu algoz ela como policial deveria prendê-lo ou matá-lo em legítima defesa ? Caso estivéssemos no lugar dela conseguiríamos tomar uma atitude diferente? Quem foi bom e quem foi mal ou os dois tiveram atitudes cruéis ? Quando Anna também comete um crime matando-o, já que ele tecnicamente já não teria como reagir, ela também se torna mal? Terá o filme construido Anna como um personagem que está apenas se defendendo e Alfredo como um personagem ruim que merece ser punido por seus crimes?

9 comentários:

  1. quero ver os comentários sobre as perguntas!!! é muito importante pois é através dos filmes que as reflexões sobre a vida real aparecem.

    ResponderExcluir
  2. eu acredito que no lugar dela mataria com certeza... muitas vezes não damos lugar a raiva por falta de oportunidade... no fim somos seres irracionais e vingativos

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi esse filme, mas se tiver oportunidade vou ver.

    To te seguindo ok? Depois da uma olhada la no meu blog :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, esse filme é de um dos melhores diretores que eu ja vi de suspense. É impressionante como os seus filmes de 10 15 20 anos atrás continuam inspirando cineastas e trazendo a realidade tão presente... Se tiver oportunidade realmente vale a pena assistir. Seus filmes não tem um único efeito especial mais a construção da narrativa é fantástica.

    ResponderExcluir
  5. essa é uma questao complicada....nao conhecia esse filme, vou tentar ver ele na integra.

    http://becodaspalavras.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Lucy breve vou colocar a segunda parte aí vocês se surpreenderão mais ainda mas, é surpresa se eu contar vai perder o sentido deu ter colocado a primeira postagem.

    ResponderExcluir
  7. Querido amigo avassalador... Não entendi bem ... quando o assassino se torna vitima? O video mostra apenas uma mulher que se defende.
    Isso não o faz vitima.
    A não se que haja mais detalhes da pelicula completa que o levaram a esse questionamento.
    Há muitos filmes com enrredo semelhante.

    ResponderExcluir
  8. Colega o assassino se torna vítima no momento que a policial indefesa já não age como tal e o joga do rio mesmo sabendo que ele não teria tecnicamente nenhuma condição de reagir. Por isso que eu trago essas perguntas em questão.

    ResponderExcluir
  9. 1ª Quando Anna também comete um crime matando-o, já que ele tecnicamente já não teria como reagir, ela também se torna mal?

    2ª Terá o filme construido Anna como um personagem que está apenas se defendendo e Alfredo como um personagem ruim que merece ser punido por seus crimes?

    Eu sei que é difícil desconstruir a ficção mais vai ficar mais difícil ainda quando eu colocar a 2ª postagem próxima semana. Aguardem! Como o blog é de suspense eu também gosto de fazer suspense :o)

    ResponderExcluir