segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

DERRUBEM QUE EU CONSTRUO DE NOVO!

Antônio Almeida

Li, há cerca de dois anos atrás, um livro que eu considero fantástico chamado “Cala a boca calabar” do professor de comunicação da Ufba (Universidade Federal da Bahia) Fernando Conceição. Esse livro fala da história de uma favela praticamente desconhecida para todo o Brasil e quem sabe até na cidade de Salvador, para algumas pessoas.

O Calabar fica situado no meio de pontos nobres da cidade: a Barra e o Apipema. No livro, que com muita sorte encontrei em um sebo, a história mostra quantas vezes os moradores resistiram bravamente a todos os tipos de opressão e planos maquiavélicos para acabar com a favela pois naquela época, final da década de 70, existia um interesse enorme para que aquela área “fosse limpa” e incorporada a parte nobre da cidade. “

E o que isso tem haver com filmes? Indiretamente tudo! Trazendo a discussão para o mundo virtual, hoje, venho percebendo que diversos blogs na internet como o www.cinecombo.blogspot.com e www.torrent-upforeverturbo2009.blogspot.com ,de forma bastante insistente, tem sido apagados por órgãos de defesa do direito autoral por hospedar torrents de filmes de todo o tipo. Pra quem não sabe torrents são arquivos que é possível baixar filmes , com um programa próprio, através de servidores.

O mais interessante de perceber é que, como as casas nas favelas derrubadas, eles logo depois são reconstruídos aos poucos, e com exercício de cooperação, com muita dificuldade, as postagens são colocadas novamente e eles voltam a existir com domínios diferentes. O torrent-up, por exemplo, agora se chama http://www.tup-cine.blogspot.com. Quanto ao cinecombo ainda não foi criado um novo domínio.


Até quando vamos ter que pagar caro para ter acesso a cultura? Sou amplamente contra a pirataria e condeno quem compre esse tipo de DVD no camelô pois é crime e está tipificado no código penal. Por outro lado, no meu ponto de vista, aquele que assiste o filme em casa, baixado da internet, sem comprá-lo na rua, não está cometendo nenhum tipo de crime pois não fere o direito autoral já que não está vendendo a obra ilegalmente e logo não está obtendo ganho financeiro com isso.

Para ampliar a discussão aí vai a sugestão de um documentário, discutindo a pirataria, , a favor do download de filmes na internet, que passou praticamente em branco, por motivos óbvios, na divulgação da mídia.

Assistam Steal This Film II (2007) e tirem suas próprias conclusões.

3 comentários:

  1. Belo artigo meu amigo, totalmente apoiado... e acrescentando que além de não violar direitos autorais, ainda levamos cultura que essas próprias distribuidoras muitas vezes não oferecem, como por exemplo filmes antigos que na maioria das vezes vc não encontra mais em locadoras e nem mesmo para venda... Um grande abraço e todos do torrent-up agradecemos por todas as pessoas que sempre ajudam a manter o acesso à cultura para todos... :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo incentivo. A idéia aqui é criar um espaço não só para debater resenhas de filmes mas, principalmente abordar todos os tipos de assunto. Estarei acompanhando a luta de vocês acreditando que ter um espaço na internet não pode ser algo que seja retirado com tanta brutalidade. O próximo post eu faço uma compração do filme Inferno de Dario Argento com Premonição 5 mostrando um dos motivos da vendagem de filmes ter caido tanto.

    ResponderExcluir
  3. Ainda acredito que através da comunicação podemos mover montanhas e sem dúvida a internet conseguiu quebrar com essa crista capitalista maldita que mandava em tudo e em todos, fosse na divulgação das informações, na busca por um emprego, ao ouvir uma simples música etc... isso despertou a fúria de muita gente que ganhava emcima dos mais fracos.

    ResponderExcluir