quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Reflexão: Os números mentem

Vamos fazer um exercício jornalístico. De acordo com reportagens da internet podem ter morrido cerca de 100 mil pessoas no Haiti. O que eu quero é que vocês percebam duas coisas.

1ª Se tivesse acontecido o mesmo terremoto e tivessem morrido no Haiti dez mil pessoas com certeza não saberiamos sequer dessa tragédia. Para o Haiti ter algum destaque como notícia o número de mortes teve que ser absurdamente alto e mesmo com esse número nas próximas semanas a tendência é que a notícia suma aos poucos e lentamente. Estamos falando de um país pobre, com pouca representatividade, logo embora possam ter morrido 100 mil pessoas ou mais a notícia em poucas semanas infelizmente perderá o destaque. Eu vou tornar a repetir essa mesma postagem daqui há uma semana para tentar mostrar como isso é possível Infelizmente é assim.

2ª Tratando-se de um fenómeno da natureza o destaque da notícia infelizmente perde força. Diga-se que não foi a natureza que matou! Se fosse um exército fuzilando apenas 100 pessoas em plena luz do dia a notícia ganharia outro destaque como se a morte de 100 mil pessoas não fosse relevante.

3ª Se tivesse acontecido esse mesmo terremoto nos Estados Unidos, em Nova York e tivesse morrido uma autoridade com certeza a abordagem não seria igual. Os jornais transformam as pessoas em números independente de quantas tenham morrido e transformam os números em pessoas se estas forem importantes.

4ª Trecho da matéria da globo.com “Informação foi dada pelo primeiro-ministro em entrevista à CNN.Tremor devastou a capital, Porto Príncipe, e matou 12 brasileiros.”.

Porque 12 brasileiros tem mais valor que 100 mil pessoas ? Mesmo que a notícia seja local 100 mil é um número muito forte para que se coloque 12 brasileiros em destaque. E as famílias? E as vidas perdidas? Não há nenhum tipo de humanização nessas matérias.

5ª Uma outra dificuldade refere-se a disponibilidade de profissionais para ir a esses lugares por isso a grande maioria das matérias são enviadas de agências de notícias o que dificulta ainda mais que algo possa ser fortemente mudado.

Falta muito para nossa imprensa evoluir infelizmente...

2 comentários:

  1. Kra, no segundo ponto concordo demais contigo. A natureza realmente mata? acho q não.
    E pq 12 brasileiro tem valor de 100 mil haitianos?
    Putz... oh complicação

    ResponderExcluir
  2. Nao falei.? as noticias sumiram! essa eh a imprensa brasileira! lamentavel

    ResponderExcluir